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Suzanne, Suzanne + Encontrando Christa (82min)
Camille Billops/James Hatch | EUA. | 1982-1991, 82', 16 mm para DCP
 

O primeiro filme realizado por Camille Billops e James Hatch é um curto documentário filmado em 16 mm e em preto e branco. Em Suzanne, Suzanne, acompanhamos de forma direta as rememorações de Suzanne Browning, sobrinha de Billops, uma jovem mulher em Los Angeles (e mãe de dois meninos) que luta para se recuperar dos abusos físicos do pai já falecido durante a infância e de uma juventude de vício em heroína. Em algumas das cenas mais tocantes do filme, Suzanne questiona sua mãe, Billie (irmã de Billops), sobre a persistente inércia dela diante da violência que se repetia com frequência quando seu pai, Brownie, chegava em casa. Também testemunhamos a declaração de Billie, que se sentiu aliviada com a morte súbita do marido, e a aparente indiferença do irmão de Suzanne, Michael, que entendia a punição como consequência do mau comportamento de sua irmã. As falas dos personagens são apresentadas para a câmera com poucas intervenções e sem qualquer julgamento evidente da parte dos cineastas, e elas expressam a complexidade dessa família negra norte-americana de classe média, que luta para manter uma aparência recatada.
 
Em 1981, pouco antes da finalização de Suzanne, Suzanne, Billops recebeu uma fita cassete em sua residência em Nova York contendo uma música que a convidava para um reencontro. O reencontro seria entre a cineasta e sua única filha, Christa Victoria, uma cantora que a então mãe solteira entregara para adoção em Los Angeles 20 anos antes, quando a menina tinha quatro anos. No filme Encontrando Christa - uma obra feita ao longo de uma década e que apresenta o encontro entre as duas mulheres a partir de uma mistura de cenas documentais e performance - Billops fala que ela nunca desejou a maternidade, e consequentemente a reprodução do mesmo modelo inadequado impelido às mulheres de sua família. Porém, ela também não contava que, após duas décadas, sua filha (adulta, casada e com uma carreira em andamento) retornaria para reivindicar seu acolhimento.
 
Vemos Billops percebendo a oportunidade artística do evento e mergulhando em seu passado, nas possibilidades de uma parceria criativa com Christa e em um novo relacionamento cheio de conflitos e espelhos. Muito do contexto emocional da história é dado por meio de entrevistas com mulheres da família de Billops e com a família adotiva de Christa, cuja matriarca amorosa, Margaret Liebig, também é uma cantora. Forma-se, assim, um triângulo maternal entre as duas mães e a filha, que, apesar das dificuldades, oferece uma compensação pelo irremediável abandono, numa história cheia de dor do passado e esperança para o futuro.
 
Suzanne, Suzanne estreou no festival New Directors/New Films (em Nova York) e no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e será apresentado no IMS em uma nova restauração que foi realizada em 4K pela entidade sem fins lucrativos IndieCollect. Encontrando Christa ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance em 1992, entre outras honras, e também será apresentado em uma nova digitalização. A primeira exibição do programa em São Paulo contará com um debate sobre o cinema de Billops e Hatch com a artista e cineasta brasileira Aline Motta, autora de um corpo de trabalho que navega heranças e legados de famílias negras, tendo como ponto de partida sua própria história. A exibição do programa em Poços de Caldas contará com um debate com os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard.
 

O programa conta com os filmes:
 
Suzanne, Suzanne
Camille Billops/James Hatch | EUA. | 1982, 26', 16 mm para DCP
Fonte da cópia: Third World Newsreel (EUA.)
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Encontrando Christa
Finding Christa

Camille Billops/James Hatch | EUA. | 1991, 56', 16 mm para DCP
Fonte da cópia: Third World Newsreel (EUA.)
MUTUAL FILMS