<<
Mulheres mais velhas...+ Um colar de pérolas
Camille Billops/James Hatch | EUA. | 1987-2002, 84', 16 mm para DCP
 

O segundo filme de Billops e Hatch começa com uma descontraída reunião no apartamento nova-iorquino dos artistas, onde conversas picantes, num tom de fofoca, rolam soltas sobre mulheres mais velhas que se envolvem com moçoilos. Entrevistas variadas, em diferentes ambientes, entremeiam essas cenas no curta-metragem Mulheres mais velhas e o amor (cujo ponto de partida foi a experiência de uma tia de Billops), com relatos de experiências sexuais e afetivas contadas por diversas amigas do casal sobre momentos passados e, em alguns casos (como um casamento entre uma atriz e um músico mais jovem), extremamente presentes. Uma psicóloga explica a importância do relacionamento amoroso para a saúde; Dion Hatch - filho de James e cinematógrafo do filme - relata sua constatação durante a adolescência ao ver sua mãe visivelmente apaixonada, "com ar de juventude no rosto". O próprio Hatch lembra um casal de idosos que redescobriu o amor, perto do leito de morte. Acompanhando o filme, uma performance da jazzista Patti Bown, que também é uma das convidadas desta celebração da vida.
 
O sexto e último filme do casal, o média-metragem Um colar de pérolas (cujo nome se inspira em uma composição do jazzista norte-americano Glenn Miller), nasceu a partir de um comentário de Billie, irmã de Camille, que percebeu que seus filmes se detinham nas mulheres e questionou a cineasta sobre a possibilidade de fazer um filme sobre os homens da família. Billops então mergulhou no universo masculino de quatro gerações de parentes, a maioria vivendo em Los Angeles, onde a família de Billops se estabeleceu em consequência da Grande Migração, que deslocou milhões de pessoas afro-americanas do sul dos Estados Unidos em busca de mais trabalho e melhores condições de vida. Ao observar o desdobramento da vida deles - registrados entre 1979 e 2001 e em uma combinação de película e vídeo -, Billops reconhece um crescente desespero, infelizmente comum entre as famílias negras ao seu redor. "O desemprego, o uísque e o racismo mataram os homens da minha família", ela declara no início do filme, em referência à perda de pelo menos três entes queridos (inclusive o pai da diretora), que faleceram antes de chegar aos 50 anos.
 
Além dos relatos familiares, o filme inclui poesias e depoimentos médicos que aprofundam a discussão da condição do homem negro norte-americano. Os homens do filme passaram por dificuldades para proporcionar às próprias famílias uma boa qualidade de vida. Porém, a cada geração, viram seu poder aquisitivo decair, a violência da cidade aumentar e as oportunidades se extinguirem. Ainda assim, cada uma de suas vidas consta como uma pérola.
 
O programa conta com os filmes:
 
Mulheres mais velhas e o amor
Older Women and Love

Camille Billops/James Hatch | EUA. | 1987, 27', 16 mm para DCP
Fonte da cópia: Third World Newsreel (EUA.)
+
Um colar de pérolas
A String of Pearls

Camille Billops/James Hatch | EUA. | 2002, 57', 16 mm para DCP
Fonte da cópia: Third World Newsreel (EUA.)
MUTUAL FILMS